Sexta-feira, 21 de Novembro de 2008

Ser simples ...

Hoje, as queixas do dia, salvo raras excepções, são: A vida está difícil, a vida é um martírio, a vida é uma tragédia, viver assim é complicado, enfim, é só desgraça, não há nada de bom, ou se há, é ignorado.

Curiosamente, estas queixas não partem daqueles, para quem a vida nunca foi boa. Os queixosos, na maioria, são os privilegiados.

De facto a vida não é fácil todos os dias. Há dias melhores, dias piores e dias assim assim. Mas, há pessoas, que á mínima contrariedade, por mais simples e leve que seja, soltam o seu pessimismo, clamando, drama e a tragédia, por antecipação. A isto chama-se complicar a vida. Complicam a sua e a de quem com eles coabita ou lida, provocando, infelicidade, desânimo, e por vezes, desespero. Os que assim procedem, parece-me quererem mais do que aquilo que a vida lhes pode dar, ou a que têm direito, desvalorizando, ou não dando valor, ao que realmente têm. Querem mais e mais, e por mais que tenham, nunca estão satisfeitos. Há sempre algo melhor. São pessoas, ambiciosas, presunçosas, egoístas, preconceituosas que se julgam superiores a tudo e a todos. Abreviando, são pessoas complicadas e complicativas.

Penso que estas pessoas seriam mais felizes, se fossem modestas, moderadas e sensatas, em suma, simples. Se assim fosse, não havia queixas daquela natureza.

Para ser simples não é preciso ser ou tornar-se pobre. As pessoas podem ser simples de várias maneiras, independentemente, a sua situação social, intelectual, profissional ou outra. Cada um pode e deve tirar partido de tudo o que a vida lhe dá, tendo sempre em conta uma fasquia de conduta, comportamento, entendimento, tolerância e sentimento pelos outros.

Ser simples, é ser positivo, tolerante, ter um sentido construtivo e solidário para com os outros, e, acima de tudo, valorizar e viver melhor com aquilo que se tem. Ser simples é simplificar a vida ou, pelo menos, não complicá-la.

Em última análise. Ser simples é ser humano, tolerante, educado, generoso e solidário.

 

Conclusão: Complicar a vida é fácil. Descomplicar é difícil. Portanto, é melhor ser simples.

 

Vamos ser simples.

 

Jcm-pq

publicado por jcm-pq às 11:51
link do post | comentar | favorito
|
11 comentários:
De cuidandodemim a 21 de Novembro de 2008 às 15:44
Concordo e subscrevo tudo aquilo que escreveu.
Tento todos os dias ser como diz no fim do seu texto e tento fazer ver às pessoas e a mim própria quando não estou a ser desse modo. Quando não valorizo a minha saúde, a minha família, os meus amigos, que são sem dúvida o que há de mais importante nesta vida.
Mas nem sempre consigo. É o tal ego a falar mais alto. Parece que ainda tenho de continuar a queimá-lo mais um pouco : )
Bjns!


De jcm-pq a 26 de Novembro de 2008 às 09:53

Olá Cuidandodemim!

Faz bem em tentar fazer ver às pessoas o significado e benefícios da simplicidade. Vócê que no dia a dia lida com tanta gente e em condições especiais, tem condições para o fazer!. Fico contente por não desperdiçar essa oportunidade!. Ao fazer isto, já é ser simples! Não se arrependo de o ser. Vai ganhar com isso!

Beijinhos

Jcm-pq


De M.Luísa Adães a 21 de Novembro de 2008 às 19:08
jcm-pq

Ser simples é tão fácil e facilita tudo; mas não somos simples, no dizer, no escrever, no viver, no apresentar - não somos - mas afirmamos que somos simples - mentimos!
Não compreendemos, muito bem, o significado da simplicidade e parecemos dificeis e no fundo "não somos Nada! Nem somos simples, nem somos dificeis ... somos um simulacro de nós mesmos.

Muito bem o que escreve, sobre a chamada "Simplicidade" ...

Com amizade,

Maria luísa


De jcm-pq a 26 de Novembro de 2008 às 09:21
Olá Luisa!

Concordo que no fundo somos um simulacro de nós mesmo! Partilho e defendo a simplicidade, como forma e modo de vida! Mas, na realidade é tão difícil!
Obrigado pela visita.

Beijinhos

Jcm-pq


De M.Luísa Adães a 26 de Novembro de 2008 às 09:43
jcm-pq

Obrigada por responder; ser simples é a coisa mais maravilhosa do mundo!
Muita gente confunde! Outros entram com máscara
que não lhes pertence - no fundo, todos querem ser maiores - mas dizem "sou simples" e ao dizer "são arrogantes" e sabem! Mas fingem ser o que não são!

Mas repito: "ser simples, é a coisa mais maravilhosa do mundo".

beijos,

Maria Luísa


De Caminhando... a 23 de Novembro de 2008 às 20:54
Olá boa noite =)
Gosto mto do texto que escreveu!!
Penso que ser simples é uma virtude! Nos nossos dias, o pensamento nao se centra no que temos, mas sim no que poderiamos ter. Ser simples é valorizar o que temos, mesmo que seja pouco, pois que direito temos de pedir mais se nao valorizamos o que temos? É ser humilde...
Ser simples não é viver conformado, de todo, é somente dar valor às mais infimas coisas que a vida nos proporciona; é ser positivo, tolerante; no fundo feliz com o que se tem!
Beijinhos e mtos parabens


De jcm-pq a 26 de Novembro de 2008 às 09:22
Olá Joana!

Já não era mau se as pessoas se ficassem pelo que poderiam ter! Mas, na realidade, muita, muita gente, quer mais e mais a todo o custo! O que interessa é a ostentação! Esquecem-se que um dia morrem e tudo cá fica! E, entretanto vão dificultando a vida dos outros! Não são simples nem deixam que os outros sejam!
Obrigado pela visita.

Beijinhos

Jcm-pq


De tulipa a 25 de Novembro de 2008 às 11:03
Boa tarde,

estive a ler o seu blog de uma ponta a outra e confesso que fiquei "agarrada" a cada um dos seus posts. Gosto da sua maneira de escrever, de mostar as suas opinões, a maior das quais com que concordo plenamente.

Este post demonstra aquilo que penso e que tentei expressar, talvez de uma forma mais "atabalhoada" que a sua, no meu último post.

Que mais pessoas pensassem assim, e a vida seria tão mais simples.


De jcm-pq a 26 de Novembro de 2008 às 09:22
Olá Tulipa!

Obrigado pela visita e por me ter adicionado ao seu grupo de amigos. Fico contente por ter gostado dos textos que publiquei! Mostram a forma com penso e sinto a sociedade e o mundo.
É como diz: Se mais pessoas pensassem ser simples, a vida seria bem mais simples para todos! Mas, infelizmente, para algumas pessoas, a ganância e o egoísmo sobrepõem-se a todos os valores! São capazes de tudo para conseguirem o que querem! E, assim complicam a vida de quem quer ser simples!
Obrigado pela visita.

Beijinhos

Jcm-pq


De M.Luísa Adães a 2 de Dezembro de 2008 às 11:52
jcm-pq

Esta é a minha última semana em Portugal; vamos ser simples , como diz e usufruamos dessa simplicidade ...

Felicidades,

Maria Luísa


De Sakata a 31 de Maio de 2012 às 12:57
Hoje, quase 4 anos depois, eu aqui do Brasil, dentro de um onibus, reflexivo sobre tantas e tantas coisas que compoe nossa identidade, relembro como é bom ser simples... Pensei: quem sera que pensa em \"ser simples\"? E veio este blog...
Desejo que encontremos na simplicidade a essencia da nossa identidade...
Abracos a todos!



Comentar post

.mais sobre mim

.pesquisar

 

.Outubro 2014

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4

5
6
7
8
9
10
11

12
13
14
15
16
17
18

19
20
21
22
23
24
25

26
27
28
29
30
31


.posts recentes

. Não há fumo sem fogo!

. A agonia Cipriota

. Os erros e as consequênci...

. Termas de Monfortinho/Mon...

. Agora ao trabalho

. Novo Governo em Funções

. O Novo Governo

. Os Animais Também Amam

. Preocupação

. Campamha Eleitoral - Frus...

.arquivos

. Outubro 2014

. Abril 2013

. Março 2013

. Agosto 2011

. Julho 2011

. Junho 2011

. Abril 2011

. Março 2011

. Janeiro 2011

. Dezembro 2010

. Novembro 2010

. Julho 2010

. Junho 2010

. Julho 2009

. Junho 2009

. Janeiro 2009

. Dezembro 2008

. Novembro 2008

. Outubro 2008

. Setembro 2008

. Agosto 2008

. Julho 2008

. Junho 2008

. Maio 2008

. Março 2008

.tags

. todas as tags

blogs SAPO

.subscrever feeds