Sábado, 27 de Junho de 2009

Amizade

A maneira mais fácil de ter amigos é ser amigo. È uma verdade, que tem tanto de incontestável como de dificuldade em validar. É fácil dizer que somos amigos, que temos amigos, que fazemos tudo pelos amigos e que é bom ter amigos!... Difícil é ser-se amigo. Podemos até pensar que somos amigos de alguém e na verdade não sermos tanto quanto julgamos.
A amizade valida-se pelo que se sente e não pelo que se diz ou, em algumas situações, faz. A validação cabe a cada um fazê-la. Só nós sabemos o que sentimos pelos outros. A sinceridade é a base. O convívio é o meio, mais eficaz, de verificarmos a sinceridade daqueles que dizem ser nossos amigos. Não é preciso dizer “sou amigo”. A amizade sente-se nos dois sentidos.
Há muitos indicadores que permitem validar a amizade sentida e que, certamente, diferem de indivíduo para indivíduo, consoante a sua personalidade, formação, maneira de ser, etc… Cada um é que sabe ou escolhe o seu indicador chave.
Os meus indicadores chave são o contentamento e a tristeza. Se a algo de bom ou mau que acontece a um amigo lhe associar os respectivos indicadores, sinto que sou amigo, se ficar indiferente, acho que não.
Esta semana a minha amiga AC, abriu o seu escritório de Advogada. É o princípio da sua actividade profissional. Sinceramente fiquei contente. Fiz as minhas preces, com toda a fé que me é possível, no sentido de tudo lhe correr tal como ela deseja. Enviei-lhe um mail de encorajamento, que passo transcrever:
“Na próxima Quarta Feira, dia 1 de Julho, sem eufemérides a recordar, que eu conheça, até parece um dia normal!. Parece! Mas não é. Para mim, é um dia, em que uma amiga, muito querida, ganha mais uma etapa dum plano (plano B) na organização da sua vida, o que acho óptimo. Para ti, a vencedora dessa etapa, é o dia de abertura do teu escritório, do teu espaço, e marca o início de outra etapa, muito importante, a percorrer no futuro, exercer Advocacia por conta própria, que espero seja suspensa num curto/médio prazo, quando fizeres o CEJ.
Portanto é um dia a recordar para sempre.
Admiro a tua coragem e determinação. A tua motivação supera todos os obstáculos; és uma pessoa, que não apregoa o que vai fazer! Faz mesmo!. Isto é uma característica de pessoas com cariz profissional, que sabem o que querem; de pessoas lutadoras e vencedoras; de pessoas de ideias fixas; de pessoas que lutam pela realização dos seus sonhos. É uma característica que aprecio com agrado.
Que inicies em boa hora; que os resultados, sejam tão grandes quanto a tua vontade e dedicação; que obtenhas o sucesso desejado. Desejo-to do coração. Com a ajuda de Deus vais conseguir. Tu mereces.
Estou feliz e contente, por ti!.”
Fi-lo com toda a sinceridade. O que disse é sentido. Sou amigo dela. Disso tenho a certeza.
Espero que todos aqueles que ela considera como amigos, o sejam. Se não forem, muito rapidamente ela se vai aperceber. Porque nestas alturas aparecem normalmente indicadores de inveja, cinismo e gozo. Nestas alturas e com estes acontecimentos, os amigos mostram-se e sentem-se.


Jcm-pq
 

publicado por jcm-pq às 16:27
link do post | comentar | favorito
|
6 comentários:
De Caminhando... a 27 de Junho de 2009 às 22:41
Olá amigo Jcm-pq!
Que bom ve-lo de volta :)
Não se se lembra do meu blog... foi-se embora pouco tempo antes de nos conhecermos.. Chama-se antes "caminho para a liberdade"! Foi um dos primeiros blogs que adicionei!
Muito bonito este seu texto!
Fico mesmo muito contente pelo seu regresso já tinha saudades das suas tão sábias e coerentes palavras!
Beijinhos,
Joana


De jcm-pq a 29 de Junho de 2009 às 16:07
Olá Joana!

Obrigado pelas suas palavras de recepção e por ter gostado do texto!. Claro que me lembro de si: Como podia esquecer “Ouve-me apenas”, “Tempo”. Foi pouco tempo que estive consigo, mas o suficiente para a considerar como amiga!.

Beijinhos

Jcm-pq


De azuldoceu a 28 de Junho de 2009 às 12:08
E como é bom saber que temos amigos verdadeiros!
Beijinhos


De jcm-pq a 29 de Junho de 2009 às 16:08

Olá Azuldocéu!

Obrigado por ter gostado do texto. Eu sou assim: Quando gosto, gosto; Quando amo, amo e quando digo que sou amigo, sou mesmo amigo!
Obrigado pelas suas palavras de recepção!

Beijinhos

Jcm-pq


De cuidandodemim a 28 de Junho de 2009 às 20:11
Olá amigo.
Escreveu aqui duas coisas que para mim fizeram muito sentido. Que a maneira mais fácil de se ter amigos é ser-se amigo e que a amizade valida-se pelo que se sente e não pelo que se diz ou em algumas situações, faz. Concordo consigo. Não precisamos estar sempre a dizer a alguém que somos seu amigo, pois essa amizade sente-se pelas coisas partilhadas, pelas palavras trocadas, pelos momentos vividos, pelo carinho desejado e pelas situações em que foi necessária uma mão e nós a estendemos.
Bjns


De jcm-pq a 29 de Junho de 2009 às 16:23
Olá Cuidandodemim!

Obrigado pelo comentário!. Ainda bem que concorda!. Validar a amizade desta forma, não é difícil e não deixa margem para dúvidas!.
Beijinhos

Jcm-pq


Comentar post

.mais sobre mim

.pesquisar

 

.Outubro 2014

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4

5
6
7
8
9
10
11

12
13
14
15
16
17
18

19
20
21
22
23
24
25

26
27
28
29
30
31


.posts recentes

. Não há fumo sem fogo!

. A agonia Cipriota

. Os erros e as consequênci...

. Termas de Monfortinho/Mon...

. Agora ao trabalho

. Novo Governo em Funções

. O Novo Governo

. Os Animais Também Amam

. Preocupação

. Campamha Eleitoral - Frus...

.arquivos

. Outubro 2014

. Abril 2013

. Março 2013

. Agosto 2011

. Julho 2011

. Junho 2011

. Abril 2011

. Março 2011

. Janeiro 2011

. Dezembro 2010

. Novembro 2010

. Julho 2010

. Junho 2010

. Julho 2009

. Junho 2009

. Janeiro 2009

. Dezembro 2008

. Novembro 2008

. Outubro 2008

. Setembro 2008

. Agosto 2008

. Julho 2008

. Junho 2008

. Maio 2008

. Março 2008

.tags

. todas as tags

blogs SAPO

.subscrever feeds