Um dia destes, estava a almoçar e tocou o telefone. Atendi. Do outro lado da linha, uma voz feminina, muito suave, perguntou :
- Posso falar com o Sr. JM?
- É o próprio – Respondi
- Estou-lhe a falar do Hotel XPTO, para lhe comunicar, que foi sorteado com uma semana de férias para duas pessoas, no Algarve, em local à sua escolha …
Não deixei continuar a senhora. Interrompi e disse:
- Agradeço, mas não estou interessado.
Ainda houve alguma insistência da senhora, mas consegui desligar sem brusquidão. Todos sabemos, muito bem, qual a finalidade destes prémios. Como ninguém dá nada a ninguém, o objectivo é vender algo. Mas só cai quem quer!.
Lembro-me da correspondência publicitária, que diariamente nos aparece na caixa do correio. Iniciam com: “ Prezado Sr. ……..”, ou “ Caro ……..”, ou com mais intimidade “Amigo ……..”. Em seguida vem o convite para que o “Prezado Sr”, o “Caro”ou “Amigo” troque de carro, passe férias na Tailândia ou Nordeste Brasileiro, compre enciclopédias ou objectos de arte. Isto tudo a preços vantajosos.
Claro que, depois, os preços são tudo, menos vantajosos. Mas também só cai quem quer!.
Não me impressiona a lenga lenga utilizada. A essa já estou habituado. Impressiona-me, é a insistência, a repetição e a manutenção destas práticas. Isto não é novo, já tem anos! Mas se mantém é porque resulta, porque alguém adere. E, porque é que aderem? Não tenho a resposta, mas parece-me, que a simpatia da abordagem e tratamento personalizado são a chave.
Quem busca os nomes e títulos e os menciona ao telefone ou escreve em panfletos publicitários, deve presumir que o “Sr.”, o “Caro”, ou o “amigo” se sentirá lisonjeado. - “Quanta gentileza, tratarem-me assim” – O “Sr”, O “Caro” ou o “amigo” de coração amolecido, agradece a gentileza e sente-se disposto (na obrigação) a embarcar.
Esta invasão da privacidade, quer por via telefónica, quer por correio, a oferecer ou vender produtos e serviços não solicitados, é inominável.
Isto é massacre. Massacre pessoal !!!.
Que contrato ou ética autoriza semelhante violência?
Jcm-pq
De azuldoceu a 9 de Outubro de 2008 às 19:07
Olá!
Isso é algo que a mim também me irrita profundamente. É que às vezes com tanta insistência, quase que nos obrigam a ser mal educados...
Beijinhos
De
jcm-pq a 11 de Outubro de 2008 às 16:32
Olá Azuldocéu!
É verdade!. Por vezes a insistência e a agressividade é tal que tiram as pessoas do sério!. Quando assim é, o melhor é dizer “com licença” e desligar sem barafustar!. Já o tenho feito!
Obrigado pela visita.
Beijinhos.
Jcm-pq
É desagradável, realmente.
Eu costumo fazer o mesmo que fez. Agradecer e desligar sem brusquidão, mas por vezes torna-se tão frequente que cada vez vamos tendo menos paciência.
Só esperemos que todos se saibam defender destas publicidades enganosas... Temo por algumas pessoas menos alertadas e por alguns idosos que não se sabem defender e muitas vezes caem nestes enganos, saindo-lhes caro...
Bjns!
De
jcm-pq a 11 de Outubro de 2008 às 16:33
Olá Cuidandodemim!
Pois é!. Preocupam-me os idosos. Com estes salamalecos todos, caem com muita facilidade!. Há situações que são desmascaradas, mas quantas haverá que ficam no anonimato!?. Paciência!.
Obrigado pela visita.
Beijinhos
Jcm-pq
De
Moira a 10 de Outubro de 2008 às 21:12
Eu já não lhes dou hipoteses, sem ser mal educada, agradeço, digo que não estou interessada, peço licença e desligo, sem lhes dar tempo de abrirem a boca, quando dão por isso eu já desliguei (risos).
Confesso que às vezes até tenho pena deles, afinal de contas a maioria dos nossos universitários saen da faculdade para trabalhar em call centers, para irem fazendo uns tostões, mas já não há paciência.
De
jcm-pq a 13 de Outubro de 2008 às 12:40
Olá Moira!
O que me faz ser moderado nas respostas, é o lembrar-me dessa gente, que para ganhar alguns cêntimos, têm de se sujeitar aos Call Center´s. Se do outro lado da linha estivessem os iluminados destas acções, a resposta seria bem diferente!.
Obrigado pela visita e pelo comentário.
Beijinhos
Jcm-pq
jcm-pq
correcta a análise! As pessoas são sensíveis a terem sido" escolhidas" para determinado evento.
As pessoas gostam de serem aduladas e não sabem que são manipuladas.
E caem, por vaidade ao "ego" tão necessitado de palavras que parecem oferecer "O Mundo do sucesso" - quem não quere ser escolhido?
Nem todos estão preparados ,para reconhecer a verdade da mentira... E eu , relativamente, a esse caso, sou indiferente na resposta e já tenho dito
"não preciso de viagens, nem de dinheiro, ofereçam a outro(a). E desligo!
Mas isso, há anos que acontece! Talvez as pessoas que servem esse" Patrão" não tenham emprego - e
assim ganham alguma coisa! Servem-se dos necessitados para enganar o" próximo" - é uma teia
que nem precisa de se camuflar ... As pessoas caem
"porque foram Escolhidas".
Belo texto, meu Amigo!
Beijos,
Maria Luísa
De
jcm-pq a 23 de Outubro de 2008 às 12:44
Olá Luisa!
É pena mas é assim!. Mas temos de viver com isto!
Obrigado.
Beijinhos
Jcm-pq
Comentar post